A pandemia acelerou a transformação digital em Portugal e diminuiu muitos estigmas em relação ao trabalho remoto. O teletrabalho e o trabalho autônomo a partir de casa estão em evidência e surgem muitas oportunidades para novos empreendedores.
Estudos recentes dizem que cerca de 95% dos inquiridos gostaria de continuar a trabalhar a partir de casa depois da pandemia ("Remote work in Portugal", Jones Lang LaSalle) e que 44% dos profissionais consideram que a sua produtividade aumentou a trabalhar a partir de casa (o impacto da COVID-19 na vida dos profissionais, Robert Walters).
Há alguns anos que nós trabalhamos em home office e a seguir partilhamos convosco algumas ideias sobre o assunto.
1. Custos: trabalhar em casa acaba com algumas despesas associadas ao trabalho, como deslocação, refeições na rua e até o infantário, para quem filhos pequenos e decide deixá-los em casa durante o dia.
2. Estilo de vida: podes escolher viver onde quiser, quando trabalhas em casa. É possível evitar os grandes centros urbanos e viver na praia, no campo, sem filas de trânsito e com economia também em outros recursos.
3. Autonomia: em casa podes fazer o teu próprio horário e também decidir as tuas condições de trabalho (ambiente, temperatura, iluminação). Essas coisas fazem as pessoas mais produtivas, mas há de ter cuidado para não perder o controle e trabalhar em demasiado.
4. Saúde mental: o desconforto em razão da pressão por parte da empresa, do empregador e às vezes até dos colegas é irrelevante no home office. Em casa tens a possibilidade de criar as tuas condições para alta performance, sem influências negativas.
5. Tempo livre: com uma rotina bem organizada, é possível dedicar mais tempo àquilo que realmente tem prioridade e viver momentos de qualidade ao lado da família.
Saiba mais sobre o E-commerce em Portugal e descubra oportunidades para trabalhar a partir de casa: